TERCEIRA FASE DO NOVO MURO DA MAUÁ HOMENAGEIA A 13a BIENAL DO MERCOSUL

11-11-2022

Seis artistas plásticos ocupam dez telas do Muro a convite do Consórcio Sinergy/HMídia, emuma iniciativa integrada ao maior evento de arte contemporânea do Sul da América Latina.Um evento de arte com impacto internacional como a 13a Bienal do Mercosul merece serrecebido de braços abertos pela cidade de Porto Alegre. Por isso, a terceira fase do Novo Muroda Mauá representa de ponta a ponta esse "abraço" de boas-vindas. Em consonância com aorganização desta Bienal, o consórcio formado pelas empresas de OOH* Sinergy e HMídiarecebereu seis artistas, alguns trazendo criações impressas digitalmente e outros com obrasrealizadas ao vivo diretamente no Muro.O curador escolhido pelo Novo Muro da Mauá para esta terceira etapa é Jotape Pax - artistaconvidado pelo curador-geral da 13a Bienal, Marcello Dantas. Artista visual natural de PortoAlegre, é um autodidata nato e representou o Brasil em festivais internacionais diversos naFrança, Grécia, Canadá, Chile e Estados Unidos. Ainda neste ano estará no Salão Internacionalde Arte Contemporânea em Bruxelas, na Bélgica. Jotape Pax também compõem a diretoria daFundação Bienal do Mercosul.No recorte proposto por Jotape constam Otavio Fabro, Stang e Luis Flavio Trampo, cujas telasforam concluídas ao vivo no Muro, com grafite, pintura e outras técnicas. Além deles,compõem a seleção da curadoria Bruno Schilling, Raphael de Luca e Pedro Matsuo, todos comtelas prontas, já instaladas. Dentre os seis participantes, o único que estará com obras na 13aBienal do Mercosul é Pedro Matsuo. Os demais são exclusivos desta ação paralela lideradapelo Novo Muro da Mauá."Fazer essa curadoria para o Novo Muro da Mauá foi um desafio, porque eu quis trazer artistasque conversassem com a temática da 13a Bienal, que é trauma, sonho e fuga. E buscar, emcada um, elementos que falassem sobre esse tema tão forte. Eu também quis reaproximar osartistas do Muro, convidando nomes como o Trampo, que já teve seu trabalho exposto ali, nadécada de 1990. Então, acredito que juntar todos eles na entrada da cidade, levando umtrabalho provocativo, questionador e impactante vai ser importante para linkar com todos osoutros pontos da Bienal", explica Jotape.De acordo com Rafaella Ferreira, diretora cultural do Consórcio, a iniciativa de "vestir" o NovoMuro da Mauá com artistas majoritariamente off-Bienal reforça o quanto a arte étransformadora e está no DNA do projeto desde seu princípio. "Nos sentimos parte da Bienal,já que existe essa intersecção entre o papel cultural do Muro e o papel arte-educador daBienal", complementa.
Para Eduardo Ferreira, diretor da Sinergy, "a arte não tem fronteiras, tal como o Muro nãolimita a cidade. O Muro pertence e também constrói Porto Alegre". Conforme ele, as paredesforam "abertas" para que "mais artistas ocupem esse espaço público e de engajamentoemocional com a população da cidade". Por sua vez, João Pedro Nunes da Silveira, diretor daHMídia, acredita que quem visita as instalações artísticas e espaços de mostra da 13a Bienalinclui naturalmente o trecho da Mauá em seu roteiro. "O Muro é um museu ao ar livre desdeo ano passado, quando foi lançado. Ou seja, nada o impede de agora ser uma galeria de artecontemporânea, certo?", indaga João Pedro.Bienal do Mercosul - A 13a Bienal do Mercosul acontece de 15 de setembro a 20 de novembroe estará ocupando 11 espaços culturais na cidade. Obras de mais de 100 artistas oriundos de23 países diferentes fazem parte da mostra latina. O Novo Muro da Mauá, em sua terceirafase, não compõe o catálogo oficial da mostra, no entanto, a iniciativa integrada de ocupar asparedes com arte em homenagem à Bienal contou com a parceria da Fundação Bienal doMercosul. "Há 25 anos, a Bienal de Artes Visuais do Mercosul é um dos eventos maisimportantes do mundo, por isso, queremos, mais do que nunca, nesta 13a edição deixar oacesso à arte contemporânea ainda mais democrático. Essa ação em parceria com o NovoMuro da Mauá vem ao encontro deste objetivo: aproximar a arte de todos e espalhá-la portoda Porto Alegre, mobilizando a sociedade em torno deste evento grandioso e que tanto nosorgulha", destaca a presidente da 13a Bienal do Mercosul, Carmen Ferrão.Muro na internet - No site www.murodamaua.com.br e no Instagram @novomurodamaua oconteúdo dos painéis são aprofundados como em um desdobramento, já que o Muro tem aproposta de ser multimídia em sua apresentação, sobretudo para atingir passantes,moradores, turistas e pessoas em todo o mundo através da internet. A hashtag#novomurodamaua garante a repostagem de fotos no perfil da rede social do Muro.Projeto do Muro - O Novo Muro da Mauá é um projeto "vivo" e será renovado em imagensperiodicamente, a cada quatro meses. As lonas, backlights e frontlights da primeira etapamostravam a história do Porto dos Casais, além de reproduções de quadros clássicos cedidaspor museus e pinacotecas gaúchas. A quarta fase vai focar nos cidadãos comuns de PortoAlegre e será lançada antes do fim de 2022. CEEE Equatorial, Hospital Moinhos de Vento, LojasPompéia, Renner, RBS, Sebrae RS, Starbucks, Unisinos, UniRitter, Vero (Banrisul) e Vivo, juntodo Consórcio, viabilizam financeiramente o Novo Muro da Mauá. Em tempo: a concessãopara a iniciativa privada da área - explorada em telas de conteúdo artístico e institucionais deempresas co-adotantes - é de 750 metros e fica entre o pórtico de entrada do Cais do Porto eo Cais Embarcadero. Trata-se de uma iniciativa da atual gestão da Prefeitura Municipal dePorto Alegre.
HMídia - Com operação desde abril de 2002, a HMídia especializou-se em locação de espaçospublicitários em mídia OOH. Nos últimos anos incorporou em seu portfólio de produtos uma gama desoluções estáticas e digitais, buscando atender às necessidades de comunicação do mercado nosambientes urbanos e de circulação de pessoas.Sinergy - Há 20 anos no mercado, apresenta soluções de comunicação para conectar marcas às pessoasde forma positiva e inspiradora. Sua atuação é focada em atender clientes, parceiros, fornecedores e acomunidade de forma integrada. Tendo em vista a mobilidade urbana, possui equipe atenta para supriras necessidades do público de OOH.*OOH é uma sigla do mercado publicitário para Out Of Home, ou seja, mídia exterior, o que inclui outdoors,painéis, placas, telas digitais, telas interativas, frontlights, backlights, adesivagem, unidades móveis/caminhõescom telas, totens, entre outros.
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